Do pé de serra de ontem ao forró de plástico do hoje

Quando pequenino lembro-me dos festejos juninos num lugarejo chamado Palmeira – interior da Bahia, Cidade de Rio Real – lugar pacato, gente trabalhadora em sua grande maioria agricultores. Sem energia elétrica, com água de cacimba e banho de cuia, um lugar inesquecível, quando ia para lá, dizia que estava indo “pra roça”. Terra de minha genitora, cantinho de minha avó, lugar, onde adorava passar férias.

Lá o são João era animado, a criançada solta nas ruelas escuras - ainda sinto aquele cheiro de bosta de cavalo espalhada na estrada – vestidos de chita e roupas com retalhos de panos coloridos, fogueiras, fogos, quadrilhas juninas e o místico casamento matuto era gostoso sentir aquele som brando que entoava Luiz Gonzaga e misturado aos gritos e falatórios da gente daquele lugar recheados de alegria e muita integração, a cada música, a cada forró, uma história e assim em cada casa um cantinho de São João uma explosão de alegria, uma família em festa.  

Enquanto os adultos ralavam o bucho e tomavam quentão, vinho e pinga para a molecada eram oferecidas as iguarias de uma festa junina; milho assado, cozido, pamonha, bolo de milho e claro que não podia faltar à velha galinha caipira feita com tempero especial e de sabor indiscutível.

Lá para as tantas, próximo da hora de gente pequena dormir já se via namoricos e burburinhos em meio aos cheios da marvada. O clima era de total descontração e felicidade a festa entrava pela madruga e como dizia os mais velhos “e o forró cumia no centro”. No dia seguinte, com a fogueira queimando a fogo baixo ainda era possível encontrar os perdidos da festa, aqueles que não conseguiram encontrar a sua noiva ou dançaram com a pinga a noite toda. Mais o saldo era positivo. Muita ressaca, namoros de são João e muita resenha, sem dizer que o forró,  xote, baião e cantigas de roda continuavam ainda embalando a festa como se  estivesse mesmo que de forma tímida começando naquele instante. Ainda era São João.

Sinto falta do velho trio: sanfona, zabumba e triângulo. Do forró pé-de-serra das músicas que fala histórias de gente simples, lugares poéticos e seus costumes. Bem diferente do ontem, o festejo junino vem perdendo sua característica original, pouquíssimos forrozeiros e sem nenhum protagonismo cultural, a festa, virou palanque eleitoreiro e o forró de hoje é de “plástico” – como disse o Cantor e Secretário Estadual de Cultura da Paraíba, Chico César.

 Este “forró de plástico” cantado hoje é o retrocesso de um povo e não representa a essência de nossa cultura. O arrasta pé de ontem foi trocado, por mulheres seminuas com coreografias acrobáticas que não quer dizer nada para nós, que só incentiva a nossa juventude a beber, usar droga e a buscar sexo sem o mínimo de segurança.

As musicas são sempre as mesmas, as letras não tem sentido algum e quase sempre incentivando os excessos e como de costume, no final a violência é sempre uma presença marcante. Resgatar nossos valores regionais com a prática do simples, com a participação de todos e ensinarmos para nossos filhos que nem sempre precisamos “abrir a mala e soltar o som” nem tão pouco ser “raparigueiros” ou o " rei da putaria”.

Precisamos sim, consumir e valorizar os artistas da terra e fortalecer ainda mais nossa cultura regional!


Veja também:


Webartigos

2 comentários:

leolandamiranda disse...

estou fazendo meu trabalho de tcc sobre forró, gostaria de sua ajuda preciso de outros artigos cientifícos conto com sua ajuda envie ao meu email
leolandamiranda@gmail.com

leolandamiranda disse...

estou fazendo meu trabalho de tcc, sobre a forró para onsciencia corporal em crianças naescola.

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates