Novamente o País da Copa é tomado pela proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Com as fortes chuvas que caíram nesse período tornou-se propicio para o aumento dos casos de dengue em várias regiões do Brasil.
Em Alagoas o aumento ja virou epidemia em vários municípios, ocorrências mostram que os registros subiram de 415 para 717 casos noticiados. Os indices são impactantes, aumentaram em 71,56%, de 1º de janeiro a 15 de fevereiro deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009.
Claro que não só as fortes chuvas é fator determinante para a proliferação do mosquito, é preciso que a população tenha a consciência e se previna dos riscos. Além do papel dos governos que precisam intensificar ações práticas e eficientes para garantir o combate ao transmissor da doença. Em Maceió, onde foram registrados 355 casos, a alta densidade demográfica, as obras de construção civil tornaram-se focos de proliferação do eades.
Esse retorno da epidemia nos mostra que as ações governamentais é muito mais em propaganda, e novamente assistimos cidadãos morrendo sem atendimento, sem médicos e no interior do Estado chega a ser pior, hospitais fechados e os poucos que restam, sem medicamentos.
Que o Governo gaste menos dinheiro em propaganda enganosa e invista numa estratégia que combata à epidemia e não fiquem só em suas conversas e satisfações que nada serve diante da dura realidade vivida com esta doença.
Josival Oliveira, Historiador
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.