Reciclagem de latinhas é fonte de renda para milhares de pessoas
Todos nós já nos deparamos com alguma pessoa em nossa frente pedindo a latinha vazia de refrigerante ou de outra bebida, que seja de alumínio. Estes são os milhares de trabalhadores espalhados no País, encontrou na venda do metal a forma de garantir o sustento de sua família. A reciclagem é uma fonte de renda para milhares de catadores no Brasil inteiro.
Para a ABAL - Associação Brasileira de Alumínio, o Brasil é o carro chefe do mundo em reciclagem de latinhas de alumínio, mesmo com a queda de preço das commodities metálicas, desde 2009, 90% da produção é reaproveitada, alcançando uma média de faturamento anual de 3 bilhões. É crescente no País o numero de pessoas trabalhando na caça as latinhas, são mais de 10 fábricas de reciclagem e várias cooperativas de catadores em todo território nacional.
Mesmo com o bom desempenho da reciclagem, ainda é possível encontrar pessoas catando latas sem o mínimo de segurança e higiene, tendo perdas financeiras por repassar sua produção para atravessadores. É preciso que, os gestores de Estados e municípios fortaleça esta iniciativa, além da geração de renda, mostrar para a sociedade que é possível preservar o meio ambiente e gerar trabalho sustentável. Em alguns estados brasileiro, este incentivo surge em forma de linhas de crédito para as cooperativas dos catadores, garantindo a organização, preço justo e a certeza do retorno financeiro. Na Bahia, a Superintendência de economia solidária da Setre (Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda), acompanhou e avaliou a execução de linhas de financiamento especial que o governo liberou para cinco cooperativas de catadores de latinha, comprar a produção dos seus cooperados catadores no carnaval baiano.
Este tipo de iniciativa e tantas outras precisam ser reproduzidos da mesma forma que cresce a produção de latinha reutilizada, são 8,2 bilhões, ou seja, 90% da produção são reaproveitadas segundo a ABAL. Apoiar este tipo de serviço é mostrar o importante papel que tem a reciclagem para o mundo, além de conscientizar o cidadão, é preciso gerar uma educação ambiental e consequentemente a preservação da natureza. Fazer desta tarefa, um dever de todos.
Josival Oliveira
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.