Para entender a Energia Nuclear


A dependência dos recursos naturais no mundo é uma necessidade existente desde que o homem existe na terra. O aumento excessivo de bens materiais faz do homem um consumidor avassalador dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.


O aumento da população no mundo, o desenvolvimento industrial, crescem de forma tão abrangente que nos causa índices elevadíssimos de consumo em todo o mundo, mesmo que excluindo e tendo que cada vez mais ter que recorrer à energia renovável e não renováveis para o abastecimento da necessidade individual e industrial.

Contudo, os altos custos fazem dos recursos renováveis muito caro, consequentemente exige mais consumo dos recursos não renováveis.

Oriunda principalmente do urânio, a energia nuclear está no núcleo dos átomos, liberada em forma de calor e energia eletromagnética provocada pelas reações nucleares. Embora seja o urânio o mais utilizado para produzir a energia, existe também o minero radioativo chamado Tório, entretanto é o urânio que é utilizado como combustível dos reatores nucleares em forma de óxido de liga metálica e de carboneto.

A energia nuclear é um tema que gera discussões em todo o globo terrestre, embora tenha várias pessoas que a defendam como uma saída por não depender das condições ambientais e climáticas. Suas vantagens e desvantagens precisam ser avaliadas apartir de seus riscos para com o meio ambiente e os seres humanos, já que um acidente, deixa graves conseqüências da radiação espalhada, como - CHERNOBYL - na Ucrânia, pessoas foram contaminadas por doenças atribuídas a contaminação pela radiação naquele lugar.

O meu desejo com o texto não é polemizar o que já é polêmico, mais mostrar para nós mesmo que é preciso ter um olhar diferente para este tema tão sério e que, um erro de condução poderá causar dados irreparáveis. Deixo então algumas informações importantes para um conhecimento geral sobre a energia nuclear.

VANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR:

Não contribui para o efeito de estufa;

Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados;

Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;

Não depende da sazonalidade climática (chuvas e ventos);

Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;

Gera disponibilidade de combustível;

É a fonte mais concentrada de geração de energia;

A quantidade de resíduos radioativos gerados é pequena e compacta;

A tecnologia é bastante conhecida;

O risco de transporte do combustível é menor que ao gás e o óleo das termoelétricas;

Não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;

DESVANTAGENS

Necessita de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados;

Necessidade de isolar a central após o seu encerramento;

É mais cara das demais fontes de energia;

Os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos;

Dificuldades no armazenamento dos resíduos – locais e segurança;

Pode interferir no ecossistema;

Risco de acidente na central nuclear.

Oriunda da força que unem os componentes átomos, prótons, eletros e neutros. Quando separados, surge uma enorme quantidade de energia liberada, é calculada pela equação de Einstein (E= mc²) – E é a energia liberada, m a massa total dos átomos participantes da reação, e c a velocidade da luz -. É uma energia gigantesca, é a retirada da energia através da FISSÃO NUCLEAR.

Seus resíduos têm um alto nível de radiativos que precisam ser armazenados e protegidos de forma segura e longe de pessoas, animais e plantas durante muitos anos.

O lixo radioativo é o principal argumento utilizado pelos ambientalistas contra a energia nuclear. Não existe uma solução definitiva, além de não existir uma clareza real para as conseqüências da radiação ao meio ambiente.

Josival Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates