Para entender a Energia Nuclear
A dependência dos recursos naturais no mundo é uma necessidade existente desde que o homem existe na terra. O aumento excessivo de bens materiais faz do homem um consumidor avassalador dos recursos naturais que a natureza nos proporciona.
O aumento da população no mundo, o desenvolvimento industrial, crescem de forma tão abrangente que nos causa índices elevadíssimos de consumo em todo o mundo, mesmo que excluindo e tendo que cada vez mais ter que recorrer à energia renovável e não renováveis para o abastecimento da necessidade individual e industrial.
Contudo, os altos custos fazem dos recursos renováveis muito caro, consequentemente exige mais consumo dos recursos não renováveis.
Oriunda principalmente do urânio, a energia nuclear está no núcleo dos átomos, liberada em forma de calor e energia eletromagnética provocada pelas reações nucleares. Embora seja o urânio o mais utilizado para produzir a energia, existe também o minero radioativo chamado Tório, entretanto é o urânio que é utilizado como combustível dos reatores nucleares em forma de óxido de liga metálica e de carboneto.
A energia nuclear é um tema que gera discussões em todo o globo terrestre, embora tenha várias pessoas que a defendam como uma saída por não depender das condições ambientais e climáticas. Suas vantagens e desvantagens precisam ser avaliadas apartir de seus riscos para com o meio ambiente e os seres humanos, já que um acidente, deixa graves conseqüências da radiação espalhada, como - CHERNOBYL - na Ucrânia, pessoas foram contaminadas por doenças atribuídas a contaminação pela radiação naquele lugar.
O meu desejo com o texto não é polemizar o que já é polêmico, mais mostrar para nós mesmo que é preciso ter um olhar diferente para este tema tão sério e que, um erro de condução poderá causar dados irreparáveis. Deixo então algumas informações importantes para um conhecimento geral sobre a energia nuclear.
VANTAGENS DA ENERGIA NUCLEAR:
Não contribui para o efeito de estufa;
Não polui o ar com gases de enxofre, nitrogênio, particulados;
Não utiliza grandes áreas de terreno: a central requer pequenos espaços para sua instalação;
Não depende da sazonalidade climática (chuvas e ventos);
Pouco ou quase nenhum impacto sobre a biosfera;
Gera disponibilidade de combustível;
É a fonte mais concentrada de geração de energia;
A quantidade de resíduos radioativos gerados é pequena e compacta;
A tecnologia é bastante conhecida;
O risco de transporte do combustível é menor que ao gás e o óleo das termoelétricas;
Não necessita de armazenamento da energia produzida em baterias;
DESVANTAGENS
Necessita de armazenar o resíduo nuclear em locais isolados;
Necessidade de isolar a central após o seu encerramento;
É mais cara das demais fontes de energia;
Os resíduos produzidos emitem radiatividade durante muitos anos;
Dificuldades no armazenamento dos resíduos – locais e segurança;
Pode interferir no ecossistema;
Risco de acidente na central nuclear.
Oriunda da força que unem os componentes átomos, prótons, eletros e neutros. Quando separados, surge uma enorme quantidade de energia liberada, é calculada pela equação de Einstein (E= mc²) – E é a energia liberada, m a massa total dos átomos participantes da reação, e c a velocidade da luz -. É uma energia gigantesca, é a retirada da energia através da FISSÃO NUCLEAR.
Seus resíduos têm um alto nível de radiativos que precisam ser armazenados e protegidos de forma segura e longe de pessoas, animais e plantas durante muitos anos.
O lixo radioativo é o principal argumento utilizado pelos ambientalistas contra a energia nuclear. Não existe uma solução definitiva, além de não existir uma clareza real para as conseqüências da radiação ao meio ambiente.
Josival Oliveira
Josival Oliveira @blogdojosival às 23:11
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Copyright © BlogdoJosival. All rights reserved.
| |
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.