Juventude, Violência e Políticas públicas


Por Josival Oliveira*


Foto - juventudeurgente.blogspot.com 

O ciclo de vida que determina a formação física, intelectual, social e cultural do indivíduo – Juventude – processo afirmativo de uma passagem de dependência para a autonomia diante da sociedade.  Obviamente que a conseqüência deste momento é a busca pela sua sobrevivência por meio do trabalho.
No Brasil, a população juvenil é composta por 34,1 milhões com idade entre 15 e 24 anos, representa 20, 1% da população do país. O último CENSO identifica 9 milhões de jovens que vivem a baixo da linha de pobreza e 26% dos jovens brasileiros estão no patamar de vida que sobrevive com uma renda per capta inferior a R$ 61,00. Além dos trágicos índices de escolaridades, desemprego, falta de cultura e alienação. Estes dados mostram que a situação de vulnerabilidade juvenil segue crescente.

Não há uma política pública para a juventude no Brasil, o que temos são, algumas experiências, sendo essas ações realizadas pelo estado ou sociedade civil. A juventude de hoje não trás mais os aspectos daquela dos anos 60, que cravou sua história com a participação ativa no momento político que lutou pela democratização e o fim da ditadura no país, juventude dos anos 60 – liberdade de expressão, influência na conjuntura política e uma explosão de aspectos políticos culturais, espalhados em todo o país.

O aumento da vulnerabilidade dos jovens faz com que esta significativa parcela da sociedade civil permaneça presa ao ciclo – violência - drogatráfico – movimentado por uma cultura de massa, a juventude vem sendo destruída pela violência e a falta de expectativa promovida pelo individualismo, gerido pelo capital, onde o individuo é o capital humano e consequentemente faz com que a juventude seja exposta há uma situação de riscos que obviamente trás como conseqüência; a perda de identidade e influência ruim para sua formação.

Diante da dura realidade de sobrevivência da família brasileira, é cada vez maior a quantidade de jovens que abandonam a escola para se inserir no mercado de trabalho. O jovem é quem mais sofre com o desemprego, muitas vezes proporcionado pela falta de experiência e uma política séria de inclusão do publico juvenil no mercado de trabalho sem prejudicar a sua participação na vida escolar. Os projetos, as propostas e iniciativas governamentais ainda são insuficientes para a realidade mostrada em inúmeras pesquisas realizadas por várias instituições públicas e privadas, ONGs e movimentos sociais sobre a situação da juventude no Brasil.

Entretanto, é preciso não esquecer que a família tem um papel fundamental para a caracterização do jovem na passagem para a “vida de adulto”, recuperar o sentimento de “ser jovem” é não deixar o crescimento da expressão de violência com a nossa juventude, romper com o individualismo, recuperar os aspectos culturais, contribuirá para a formação do caráter juvenil. É necessária uma junção de forças entre a família e sociedade civil, a juventude precisa permanentemente de uma atenção diferenciada. Precisa ser vista novamente como uma parcela estratégica da sociedade para consolidações futuras do país.

Preparar a juventude para enfrentar as desigualdades sociais sem perder sua identidade e características próprias é uma questão de estratégia para um futuro consolidado. Retomar a prática do jovem como futuro estratégico do país nos dará a possibilidade de promover um método conjunto (com a participação deles), para as políticas públicas para a juventude, um ato estratégico para o combate a pobreza e a certeza da continuidade da participação juvenil nos aspectos políticos culturais do país.

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates