Festa junina e o perigo dos fogos de artifício


Depois do carnaval os festejos juninos é a festa que  leva milhares de pessoas aos arraiais, palhoças e festas nas cidades, embalados pelo bom forró pé de serra, que deixa a festa mais abrilhantada,  contagiando a todos que curte e vive um momento de integração e lembranças do passado na “roça”.

Com muita alegria, danças, quadrilhas e as inúmeras comidas típicas  do são João, a festividade que hoje é fortemente comemorada no nordeste também trás situações de perigo e índices preocupantes no quesito; brincar com segurança. Estou falando dos fogos de artifícios que é um detalhe ativo dos festejos joanesco.

É deste detalhe que quero lembrar, as opções são diversas, serpente, rojão, traque de massa, chuvinhas, bombas, bombinhas e os vários tipos de fogos que a cada ano surge como novidade e atrativo para os pais comprarem e garantir a alegria da criançada. Mais é preciso observar e ter o máximo de cuidado para evitar acidentes e não acabar com a festa mais cedo.

A brincadeira além de perigosa causa queimaduras, amputações, lesões na visão e até a morte. Todos os anos o corpo de bombeiro orienta a população para os riscos dos fogos de origem caseira. E ficar atento na hora de soltar os mesmos, o ideal é que o material fique ao menos 60 cm da mão e afastado do rosto. É necessário evitar a proximidade com fios elétricos, casas e carros e nunca apontar para locais em que as pessoas estejam circulando,

Para os pais que compram estes produtos, é preciso tomar alguns cuidados preventivos. Observar se o produto comprado é indicado para a idade de seu filho, prestar bem atenção no tipo de material, pois pode machucar se o uso for feito de forma incorreta.

Outro fator importante é a procedência da origem destes fogos, existem muitos produtos que são fabricados no “fundo do quintal”, ou seja, a pessoa ou grupo fabrica na própria casa e depois vende. É muito importante comprar produtos em loja especializada e com procedência, isso, com certeza, trará uma margem maior de segurança. É importante lembrar que fogos de artifícios não combinam com bebida alcoólica.  

Depois de levar em consideração e à arisca, todas as formas de precaução, não tenho dúvidas de qual seja lá o seu destino ou arraia que se vá, a festa ta garantida! Com segurança e preservando assim, os itens, mais importante do período junino, a alegria, descontração e a total integração das pessoas em comemorar o dia de São João.

Em caso de acidentes, utilize  os procedimentos que devem ser realizados, aplicar água gelada por 30 minutos sobre as lesões. Desta forma aliviará a dor e diminui a intensidade da destruição da pele pelo calor. Nunca subestimar as queimaduras e procurar uma assistência médica logo que possível.

Mais claro que você não vai bobear e deixar que uma bomba ou outro fogo de artifício qualquer estrague a sua festa vai? Brincar com segurança é uma garantia de que fogo mesmo só na fogueira.

Tenha uma ótima noite de São João e nunca esqueça soltar BALÕES é crime e pode matar.

Veja mais:

E como não pode faltar em dias de São João, deixo aqui um vídeo do antológico rei do baião, Luiz Gonzaga. Curta o vídeo e caia na dança!

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates