Depois do carnaval os festejos juninos é a festa que leva milhares de pessoas aos arraiais, palhoças e festas nas cidades, embalados pelo bom forró pé de serra, que deixa a festa mais abrilhantada, contagiando a todos que curte e vive um momento de integração e lembranças do passado na “roça”.
Com muita alegria, danças, quadrilhas e as inúmeras comidas típicas do são João, a festividade que hoje é fortemente comemorada no nordeste também trás situações de perigo e índices preocupantes no quesito; brincar com segurança. Estou falando dos fogos de artifícios que é um detalhe ativo dos festejos joanesco.
É deste detalhe que quero lembrar, as opções são diversas, serpente, rojão, traque de massa, chuvinhas, bombas, bombinhas e os vários tipos de fogos que a cada ano surge como novidade e atrativo para os pais comprarem e garantir a alegria da criançada. Mais é preciso observar e ter o máximo de cuidado para evitar acidentes e não acabar com a festa mais cedo.
A brincadeira além de perigosa causa queimaduras, amputações, lesões na visão e até a morte. Todos os anos o corpo de bombeiro orienta a população para os riscos dos fogos de origem caseira. E ficar atento na hora de soltar os mesmos, o ideal é que o material fique ao menos 60 cm da mão e afastado do rosto. É necessário evitar a proximidade com fios elétricos, casas e carros e nunca apontar para locais em que as pessoas estejam circulando,
Para os pais que compram estes produtos, é preciso tomar alguns cuidados preventivos. Observar se o produto comprado é indicado para a idade de seu filho, prestar bem atenção no tipo de material, pois pode machucar se o uso for feito de forma incorreta.
Outro fator importante é a procedência da origem destes fogos, existem muitos produtos que são fabricados no “fundo do quintal”, ou seja, a pessoa ou grupo fabrica na própria casa e depois vende. É muito importante comprar produtos em loja especializada e com procedência, isso, com certeza, trará uma margem maior de segurança. É importante lembrar que fogos de artifícios não combinam com bebida alcoólica.
Depois de levar em consideração e à arisca, todas as formas de precaução, não tenho dúvidas de qual seja lá o seu destino ou arraia que se vá, a festa ta garantida! Com segurança e preservando assim, os itens, mais importante do período junino, a alegria, descontração e a total integração das pessoas em comemorar o dia de São João.
Em caso de acidentes, utilize os procedimentos que devem ser realizados, aplicar água gelada por 30 minutos sobre as lesões. Desta forma aliviará a dor e diminui a intensidade da destruição da pele pelo calor. Nunca subestimar as queimaduras e procurar uma assistência médica logo que possível.
Mais claro que você não vai bobear e deixar que uma bomba ou outro fogo de artifício qualquer estrague a sua festa vai? Brincar com segurança é uma garantia de que fogo mesmo só na fogueira.
Tenha uma ótima noite de São João e nunca esqueça soltar BALÕES é crime e pode matar.
Veja mais:
E como não pode faltar em dias de São João, deixo aqui um vídeo do antológico rei do baião, Luiz Gonzaga. Curta o vídeo e caia na dança!
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.