A Presidente Dilma e seu Programa “pirão” em Alagoas


Foto - agenciaalagoas.al.gov.br
A passagem relâmpago dos nove governadores do nordeste, Ministros e a  Presidente Dilma nesta segunda (25) em Arapiraca, movimentou a rotina da cidade, com um forte esquema de segurança e policias espalhadas pelos quatros cantos da bela cidade o evento foi movimentado por diversas autoridades, grevistas e os movimentos sociais de luta pela terra em Alagoas.

A programação foi longa e cansativa, reunida inicialmente com os chefes de Estado nordestino a Presidente assinou termos de compromisso entre a União e os Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte, visando à implementação do Plano Brasil sem Miséria em todo Nordeste Brasileiro. O plano tem como objetivo erradicar a pobreza e a marginalização, assim como reduzir as desigualdades sociais e regionais, mediante a realização de ações coordenadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios.

O Contraste

Para quem esteve lá era visível o desconforto e a forma confusa que foi posta para recepcionar as pessoas que foram  prestigiar, assistir o lançamento do programa e mesmo para ver mais de perto a primeira mulher Presidente do Brasil.

Foi montado um corredor estreito na porta da Associação Atlética Banco do Brasil (ABB) – lugar onde foi realizado a reunião dos governadores e o ato de lançamento do referido programa Federal – foi uma forma separatista: de um lado se tinha uma bagunçada fila, com apertos e empurrões e uma minuciosa revista de bolsos, sacolas, bolsas e olhares desconfiados por parte da “jagunçada” que fazia o tal serviço de inspeção e a liberação da primeira etapa para adentrar no clube, sem esquecer do detector de metal e da forma desconfiada e sempre alerta que foi dada aos trabalhadores rurais presentes (o tempo vigiado pela polícia e seguranças), que não foi dado o direito de levar suas bandeiras, faixas e por pouco não tiveram de tirar a camisas com símbolos dos movimentos que quase todos os agricultores vestiam naquele momento, antes de ficar no desconfortante espaço à espera da Presidenta.

Do outro lado, um enorme corredor separado por grades e uma fila dupla de policias estavam à pronta para recepcionar e fazer a segurança das autoridades que chegam aos montes no evento, Sem precisar de revista e cara feia tiveram sua livre entrada, era um verdadeiro desfile de autoridades, cabos eleitorais e assessores dos mais diversos possíveis, com suas paramentas em forte estilo e cores diferentes fizera a graça do povão que assistia do outro lado das grades todo aquele desfile.

As reivindicações

Para os movimentos de luta pela terra em Alagoas que apelidaram o programa Federal de “programa do pirão” fazendo uma alusão ao Programa Federal Água Para Todos e a Fecularia   (que já foi inaugurada e nunca produziu ou embalou um quilo de farinha) que a presidente visitou e apoiará dentro do Plano Brasil Sem Miséria, os agricultores protestaram e gritavam palavras de ordem e mostrando uma faixa que sobreviveu  ao forte esquema de segurança dizendo: Sem Reforma Agrária a Miséria não Acaba!

Suas reivindicações foram por  melhorias no INCRA, aumento de recursos para desapropriação e infra-estrutura nos assentamentos, além da agilização dos inúmeros processos de desapropriações perdidos na burocracia da Instituição (INCRA) e do combate a violência no campo que para os movimentos continuam a matar lideranças e agricultores em Alagoas e no Brasil.



0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates