Joaquim Gomes continua com prefeito tampão

Postado por Blog do Valderi

O município de Joaquim Gomes, distante pouco mais de 70 km de Maceió, vive um caso ‘sui generis’ na política de Alagoas. Desde 1º de janeiro de 2010, o presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Pontes, eleito pelo PP com apenas 482 votos, é o prefeito de fato do município em virtude da decisão do juiz da 53ª Zona Eleitoral, Gilvan Santana, que cassou o registro da prefeita reeleita Cristina Brandão (PP) e foi mantida posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, que decidiu ainda marcar uma nova eleição para abril do ano passado.

Como a defesa da prefeita reeleita e impedida de tomar posse recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu suspender a nova eleição, o presidente da Câmara foi ficando, ficando e ficando no cargo e já está há quase um ano e três meses como prefeito, sem que tenha sido eleito pela população para ocupar o posto, um caso inédito na política de Alagoas. Cristina Brandão – que é mãe do atual prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão – foi impedida de tomar posse acusada de comprar votos durante a campanha de 2008 em Joaquim Gomes.

Ela obteve 5.010 votos contra 4.940 votos obtidos pelo ex-prefeito Toinho Batista. Na época em que teve o registro cassado, Cristina Brandão respondeu a três ações de investigação judicial eleitoral por diversos crimes, entre eles compra de votos, gastos ilícitos de recursos em campanha eleitoral e de abuso de poder político e econômico. Ao recorrer no TSE, a defesa da prefeita pediu que fosse suspensa a realização de uma nova eleição antes de uma decisão final sobre a cassação do registro de Cristina Brandão para evitar gastos desnecessários para a Justiça eleitoral.

Como Benedito Pontes está no exercício do cargo até uma decisão final da Justiça, poderá até articular sua reeleição à presidência da Câmara para que possa continuar como prefeito de Joaquim Gomes 'ainda por um longo tempo'.

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates