Postado por Blog do Valderi
O município de Joaquim Gomes, distante pouco mais de 70 km de Maceió, vive um caso ‘sui generis’ na política de Alagoas. Desde 1º de janeiro de 2010, o presidente da Câmara de Vereadores, Benedito Pontes, eleito pelo PP com apenas 482 votos, é o prefeito de fato do município em virtude da decisão do juiz da 53ª Zona Eleitoral, Gilvan Santana, que cassou o registro da prefeita reeleita Cristina Brandão (PP) e foi mantida posteriormente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas, que decidiu ainda marcar uma nova eleição para abril do ano passado.
Como a defesa da prefeita reeleita e impedida de tomar posse recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e conseguiu suspender a nova eleição, o presidente da Câmara foi ficando, ficando e ficando no cargo e já está há quase um ano e três meses como prefeito, sem que tenha sido eleito pela população para ocupar o posto, um caso inédito na política de Alagoas. Cristina Brandão – que é mãe do atual prefeito de Mata Grande, Jacob Brandão – foi impedida de tomar posse acusada de comprar votos durante a campanha de 2008 em Joaquim Gomes.
Ela obteve 5.010 votos contra 4.940 votos obtidos pelo ex-prefeito Toinho Batista. Na época em que teve o registro cassado, Cristina Brandão respondeu a três ações de investigação judicial eleitoral por diversos crimes, entre eles compra de votos, gastos ilícitos de recursos em campanha eleitoral e de abuso de poder político e econômico. Ao recorrer no TSE, a defesa da prefeita pediu que fosse suspensa a realização de uma nova eleição antes de uma decisão final sobre a cassação do registro de Cristina Brandão para evitar gastos desnecessários para a Justiça eleitoral.
Como Benedito Pontes está no exercício do cargo até uma decisão final da Justiça, poderá até articular sua reeleição à presidência da Câmara para que possa continuar como prefeito de Joaquim Gomes 'ainda por um longo tempo'.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Copyright © BlogdoJosival. All rights reserved.
| |
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.