Carta da 21ª Assembleia da CPT/AL

“A riqueza de uma nação não se mede por critérios quantitativos, mas pelo bem-estar do seu povo” (Papa Pio XII)

Somos gente do campo vinda do sertão, da mata, agreste e litoral, convocados pela Comissão Pastoral da Terra de Alagoas para participar da 21ª Assembleia Estadual e aprofundar o tema “Campesinato: Cooperação e Solidariedade”.

Vivemos em um estado tomado pelo monocultivo da cana de açúcar que explora os canavieiros, concentra a terra e impõe o seu modelo excludente à maioria da população alagoana. Somos a resistência campesina e representamos o sinal de esperança no campo. Em nossas mãos calejadas temos 11% da terra, enquanto o agronegócio com sua prática de desmatamento e expulsão das famílias detém 62% voltada exclusivamente para exportação, produzimos 97% do arroz, 92% do feijão, 88% da mandioca; 92% do milho; 60% dos ovos; 100% do horti-fruti e 52% do leite produzido no Estado de Alagoas. Somos um povo de luta e trabalhador!

Mesmo sendo grandes produtores, não contamos com o apoio dos Governos, que dificultam a aquisição dos créditos e não investem na infra-estrutura necessária para os assentamentos. É precária a situação das nossas estradas e isso impossibilita o escoamento da produção, atrapalha na educação das nossas crianças e no acesso aos postos de saúde que muitas vezes ficam a vários quilômetros de distância.

Com a luta em defesa da reforma agrária aprendemos que temos que edificar um projeto popular camponês, independente do processo eleitoral, o nosso compromisso é modificar as estruturas injustas do campo e continuar construindo espaços de aprofundamento do modelo que queremos e no fortalecimento da nossa organização. As eleições têm a sua importância e não iremos ignorar, apesar de que os possíveis palanques a serem montados, nos quais as oligarquias e o coronelato têm lugar de destaque, confundem a população e não apontam para mudanças estruturais.

Assumimos como nossa, a luta das 28 famílias acampadas na fazenda Boa Esperança em Major Isidoro que estão sendo intimidadas pelo deputado federal Benedito de Lira e seu filho, o deputado estadual Arthur Lira, ambos do PP-AL. As ameaças de expulsão são constantes, mas a fazenda encontrava-se abandonada há mais de 10 anos, é devedora do Banco do Nordeste e completamente improdutiva. O mais grave dessa situação é que as famílias entraram no imóvel a pedido do proprietário.

Além disso, a decisão injusta do juiz Ayrton Tenório, titular da vara Agrária, em conceder a reintegração de posse ao proprietário, beneficiou o latifúndio improdutivo e não observou a situação das famílias que estão acampadas há quase dois anos e vivem exclusivamente da roça e da criação de animais. O clima ficou ainda mais tenso no imóvel, e por isso, sentimo-nos chamados para ser solidários com essas famílias e seremos.

Em comunhão com o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC) iremos contribuir com a campanha da fraternidade ecumênica que discute uma economia a serviço da vida, negando o lucro do capital e fortalecendo a economia local e solidária, além da realização de um plebiscito que debaterá e consultará a sociedade a respeito do limite da propriedade da terra, que no caso do Brasil é a segunda mais concentrada do mundo.

Vamos intensificar as realizações das feiras camponesas e fundar a nossa cooperativa, que chamaremos de “Terra Mãe”, para potencializar a nossa produção agroecológica e garantir o fortalecimento da comercialização dos nossos produtos. Também vamos priorizar a formação da juventude e dos nossos militantes com o objetivo de construir a nossa autonomia.

Saímos desta assembléia conscientes que temos que aumentar a nossa cooperação e sermos, ainda mais solidários com as pessoas e com suas lutas. Apoiaremos as iniciativas coletivas e colaboraremos com as organizações que se empenham no mutirão de uma terra sem males.

Barra de São Miguel, 04 de março de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates