A água. Um bem de todos que precisa ser preservada



Nesta semana acontece em todo o Brasil, atividades que cresce a cada ano. Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 – O Dia Mundial da Água, 22 de março – tem o objetivo de levar a discussão de inúmeros temas relacionados, para este recurso natural, tão importante para a humanidade e o seu desenvolvimento.

Elemento de pesquisas e estudos em todo o mundo, a água é um recurso natural fundamental para  o homem, desde que se fala em gente, está presente. Sendo elemento estritamente importante para o desenvolvimento, desde a agricultura, até o fornecimento de energia elétrica.

Porém, o seu consumo racional ainda é um grande desafio para o ser humano, o desperdício, a falta de consciência e a má distribuição da água poderá acarretar em uma escassez perante o mundo. Esta data alerta para uma realidade que precisa ser mudada, o consumo sem consciência e o avanço da sociedade moderna – cada vez que aumenta seu conforto, precisa mais de água – o uso racional é cada vez maior e importante para garantir a sua distribuição de forma justa e igualitária. Segundo pesquisas, 70% do planeta é constituído de água, somente 3% é própria para o consumo.

A realidade do liquido precioso não é infinito. O uso irracional já provoca conseqüências e problemas sérios com a falta de água. Mais de 3 bilhões de pessoas tem problemas de fornecimento. No Brasil, capitais importantes como: Recife e São Paulo realizam periódicos racionamentos e no Nordeste, a falta d’água, ocasiona conseqüências gravíssimas para a agricultura e afugenta as pessoas de suas cidades e regiões para os grandes centros urbanos. Principalmente, nas regiões de agreste e sertão, onde, a água, é coisa rara e cara.

ONGs, movimentos sociais, instituições classistas e algumas ações de governos, vêm chamando a atenção da sociedade com campanhas educativas para o desafio de combater o uso imprudente da água e usá-la com responsabilidade ambiental. A discussão deste tema precisa ser constante, a mudança só acontecerá com consciência e uso responsável. Para os grandes centros é preciso garantir a coleta de lixo, o tratamento dos esgotos, a conservação dos rios, bacias, lagoas e mar. Um passo importante para o combate a degradação do meio ambiente. A sociedade deve ter uma mobilização constante com o objetivo de apresentar e cobrar ações práticas dos governos e autoridades para reduzir e acabar com o desperdício e garantir água para todos.

Quero finalizar dizendo que em 22 de marco de 1992, foi também apresentado pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos da Água. Fica aqui, para nossa reflexão!
 Josival Oliveira.



Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.










0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates