Noite e madrugada de ontem em Maceió, foi de muita chuva, raios e trovões. O temporal que atingiu toda a capital alagoana causou muitos estragos, foram alagamento, deslizamento de terra, ruas e avenidas completamente alagadas, moradores desabrigados e como não poderia esta de fora da “onda”, feito reprise de novela na TV – faltou também a nossa famosa, energia elétrica.
Mais uma vez a população é vítima, não somente da chuva, mas, do descaso administrativo da falta de planejamento e monitoramento das áreas de risco.
Pasmem! Hoje, depois da bagaceira acontecida e com previsões de mais temporal para o decorrer da semana em Maceió – os vereadores começam a discutir, apresentar requerimento para cobrar o planejamento e monitoramento das áreas de risco à prefeitura. Engraçado, ou triste, deixarei para quem ler este post escolher o sentimento que represente este momento (de quem escreve, é de tristeza!), imaginem, os nobres vereadores deixam pra discutir e cobrar soluções para a população depois que ela é vitalmente afetada. Veja abaixo a fala da vereadora em plenário, hoje, na câmara municipal de Maceió.
“A previsão para este inverno é de chuvas rigorosas e é preciso que estejamos preparados desde agora. É importante que as ações sejam feitas”, destacou a vereadora. De acordo com Silvânia Barbosa, a administração municipal precisa estar organizada desde já e aproveitar os dias que antecedem a previsão para realizar obras e limpeza de galerias. veja matéria
Não compreendo, passamos pelo verão, estamos deixando o outono e agora é que os representantes do povo na capital é que vai cobrar a limpeza dos esgotos, galerias e ruas de Maceió? Parece-me mais uma piada! Ou seria uma forma descabida de mostrar a sociedade uma preocupação, ora penso eu, atrasada – prefiro denominar assim – se não limparam no verão, vão limpar no inverno?
Nossos vereadores precisam ser ágeis, não dá pra esperar mortes e desabrigados pra discutir a dura e triste realidade ao qual vive a população menos favorecida. Cobrar da administração pública e gerar leis que garantam a integridade de homens, mulheres, jovens e crianças é uma questão fundamental, preservar vidas, evitando que as mesmas sejam vitimas de causas naturais e do despreparo administrativo de nosso poder executivo.
Para a ex-senadora e atual vereadora, Heloisa helena (PSOL), a defesa civil municipal tem em mãos um estudo sobre as áreas de risco, que foi apresentado aos vereadores em audiência pública, inclusive, em 2010, teve incluso no orçamento, R$ 1 milhão de reais por meio de emenda de sua autoria. O que precisa na verdade é ser colocado em prática pela defesa civil do município.
1 comentários:
Passando primeiramente para agradecer o comentário em nosso blog. Obrigado mesmo! Lá você disse praticamente tudo e isso é bom.
Sobre suas palavras, é triste ver que o mesmo problema se repete em São Paulo (estado do Arruma Blog) e em muitas e muitas cidades do Brasil. Há muitos problemas de todas as formas nas cidades e parece ser tão complexo ajudar o povo como também parece ser simples (só focar nas coisas certas). Enfim, belas palavras, melhor ainda seu ponto de vista e visão de mundo.
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.