foto - http://brisaociosa.blogspot.com |
E depois de quatro anos embernados eis que começam a aparecer de todas as formas e com todos os tipos de conversas, o intuito é garantir o máximo possível de “ursos” juntos e em torno de um único “Urso chefe” para assim, garantir mais quatro anos escondidos em seus mandatos ou buracos, dando continuidade ao alijamento da política e diminuindo cada vez mais a esperança de eleitores que continua a viver em meio à miséria, violência e muita malandragem.
Cada vez mais são precoces as discussões das eleições municipais na grande maioria dos municípios alagoanos. É adesivo sem graça, fazendo propaganda antecipada, é aparição de candidatos aos seus redutos e no meio do povo, são políticos correndo atrás do que não fez e muita articulação, já pensando, em garantir o seu quinhão nos próximos pleitos.
Os caciques e coronéis já estão a todo vapor, é festa de boneca, vaquejada e pinga na venda de seu Manuel. Estão eles em todos os lugares. Sem ter uma resposta significativa sobre temas conhecidos e considerados gargalos na sociedade, certamente, seus discursos e promessas não serão diferentes das eleições passadas.
Deixando de lado o, desemprego, geração de renda, saúde, educação e moradia, os velhos e novos oportunistas e candidatos a cargos letivos chegam com seus falatórios desprovidos de mentiras, invenções e história da carochinha.
Desalento
O clima de eleição antecipada desenha uma disputa de correrias e conchavos, todos querem garantir sua participação e consequentemente à divisão do bolo depois de aberto as urnas. Sem propostas e vontade de construir algo diferente e participativo para a população nossos políticos ainda são os mesmo e a política, em alguns lugares, é cada vez pior.
A reforma política, ao que parece, não atrapalhará as velhas práticas, ao contrário, continuará garantindo o político profissional e carreirista.
O que nos resta é acreditar que a população continue a dar respostas para estes oportunistas de plantão, como vem ocorrendo, mesmo de forma tímida, em todas as eleições. É impossível pensar em mudanças reais para população e seus municípios se nossa política e políticos não mudam suas práticas, garantir eleições limpas e com propostas serias ainda é o melhor remédio para o desenvolvimento destes lugares.
E ao povo resta garantir a consciência na hora no voto, trocar seu voto por dinheiro, emprego e beneficies é, reafirmar a política eleitoral corrupta que tanto perdura em nossa democracia.
Votar consciente é nossa única arma para combater o oportunismo político, conhecer a história dos candidatos e seus projetos é uma forma democrática de combater a corrupção eleitoral tão viva em nossas eleições.
2 comentários:
Caro Blogueiro! De certo de seu pensamento, esta prática de nossos políticos, nesta época eles realmente estão nas ruas, becos e onde tiver gente. São uns oportunistas o povo precisa se ligar nesta turma! Parabéns pela reflexão.
Caro Luís Carlos, os oportunistas é uma realidade triste, a consciência na hora do voto é o remédio deles, é nisso que acredito.
Forte abraço.
Josival Oliveira
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.