NA LÍBIA O POVO LUTA PELOS SEUS DIREITOS

Josival Oliveira*

A Líbia, famosa por ter um povo anfitrião e alegre. Encantadora e cheia de história, onde lá passaram – italianos, árabes, turcos, romanos, gregos e fenícios. Na antiguidade foi povoada por herberes, fenícios, gregos e romanos, até ser incorporada ao Império Bizantino, no século IV da era cristã.
Situada no norte da África, a Líbia é um país desértico, seu clima é quente e seco, não tem rios permanentes. A grande maioria de sua população vive na costa do mar Mediterrâneo, o litoral abriga a capital Trípoli e ruínas de antigas ocupações grega e romana. País rico em petróleo (base de sua economia), o padrão de vida da população é um dos melhores da África.
Após Tunísia e Egito, o ditador Muammar Gaddafi passou a sentir o gosto das revoltas populares enfrentando uma verdadeira onde de protestos contra o seu regime. Afundado, isoladamente na sua política o ditador enveredou-se pela pior prática que um “chefe” de Estado pode dar ao seu povo. Conhecido como “cachorro louco do oriente médio” Gaddafi passou a usar mercenários com armas de guerra para matar o povo Líbio que participa dos intensos protestos para a derrubada do ditador. A resposta dada as manifestações é na verdade uma verdadeira – Violação dos Direitos Humanos.
É preciso tomar medidas urgentes! As grandes potências econômicas mundiais (essenciais compradores do petróleo Líbio) e a ONU tem o dever de realizar uma mobilização de paz, respeito aos direitos humanos e soberania popular, recuperando o direito de escolher o que é melhor para todos. Nenhum homem ou regime tem o direito de ferir os direitos humanos, bem como, tratar o povo de uma nação como um “ser mandado”. Chega dessas impunidades disfarçadas de regime político que mata o povo em nome do poder.
Com o direito cerceado pela ditadura de Muammar Gaddafi, de noticiar os fatos na Líbia, a imprensa internacional e outras fontes enfrentam enorme dificuldade de relatar tudo que se passa nas manifestações do povo líbio. Além de bloquear a internet, autoritarista do regime vem fazendo intensas varreduras: tomando celulares, câmeras fotográficas das pessoas para evitar que sejam mostradas as atrocidades cometidas por Gaddafi.
As últimas revoltas divulgadas nos meios de comunicação na Tunísia, Egito e agora Líbia, mostra claramente de que o povo clama por uma mudança real no norte da África e Oriente Médio, não há mais espaço para a ditadura, faz-se necessário governos democráticos que respeitem os direitos humanos e tratem de sua constituição com responsabilidade e divida as riquezas existentes.
*historiador

0 comentários:

Postar um comentário

Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.

Free Website templatesFree Flash TemplatesRiad In FezFree joomla templatesSEO Web Design AgencyMusic Videos OnlineFree Wordpress Themes Templatesfreethemes4all.comFree Blog TemplatesLast NewsFree CMS TemplatesFree CSS TemplatesSoccer Videos OnlineFree Wordpress ThemesFree Web Templates