Josival Oliveira*
A Líbia, famosa por ter um povo anfitrião e alegre. Encantadora e cheia de história, onde lá passaram – italianos, árabes, turcos, romanos, gregos e fenícios. Na antiguidade foi povoada por herberes, fenícios, gregos e romanos, até ser incorporada ao Império Bizantino, no século IV da era cristã.
Situada no norte da África, a Líbia é um país desértico, seu clima é quente e seco, não tem rios permanentes. A grande maioria de sua população vive na costa do mar Mediterrâneo, o litoral abriga a capital Trípoli e ruínas de antigas ocupações grega e romana. País rico em petróleo (base de sua economia), o padrão de vida da população é um dos melhores da África.
Após Tunísia e Egito, o ditador Muammar Gaddafi passou a sentir o gosto das revoltas populares enfrentando uma verdadeira onde de protestos contra o seu regime. Afundado, isoladamente na sua política o ditador enveredou-se pela pior prática que um “chefe” de Estado pode dar ao seu povo. Conhecido como “cachorro louco do oriente médio” Gaddafi passou a usar mercenários com armas de guerra para matar o povo Líbio que participa dos intensos protestos para a derrubada do ditador. A resposta dada as manifestações é na verdade uma verdadeira – Violação dos Direitos Humanos.
É preciso tomar medidas urgentes! As grandes potências econômicas mundiais (essenciais compradores do petróleo Líbio) e a ONU tem o dever de realizar uma mobilização de paz, respeito aos direitos humanos e soberania popular, recuperando o direito de escolher o que é melhor para todos. Nenhum homem ou regime tem o direito de ferir os direitos humanos, bem como, tratar o povo de uma nação como um “ser mandado”. Chega dessas impunidades disfarçadas de regime político que mata o povo em nome do poder.
Com o direito cerceado pela ditadura de Muammar Gaddafi, de noticiar os fatos na Líbia, a imprensa internacional e outras fontes enfrentam enorme dificuldade de relatar tudo que se passa nas manifestações do povo líbio. Além de bloquear a internet, autoritarista do regime vem fazendo intensas varreduras: tomando celulares, câmeras fotográficas das pessoas para evitar que sejam mostradas as atrocidades cometidas por Gaddafi.
As últimas revoltas divulgadas nos meios de comunicação na Tunísia, Egito e agora Líbia, mostra claramente de que o povo clama por uma mudança real no norte da África e Oriente Médio, não há mais espaço para a ditadura, faz-se necessário governos democráticos que respeitem os direitos humanos e tratem de sua constituição com responsabilidade e divida as riquezas existentes.
*historiador
NA LÍBIA O POVO LUTA PELOS SEUS DIREITOS
Josival Oliveira @blogdojosival às 13:55
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Copyright © BlogdoJosival. All rights reserved.
| |
0 comentários:
Postar um comentário
Caro leitor você tem neste espaço a oportunidade de expressar sua opnião ou mesmo divergir do autor, para garantir seus comentários é preciso ter uma conta de serviço da google ou outra plataforma, este sistema é uma forma de garantirmos um não constrangimento ou mesmo invasão de "spans" na página. Frote abraço.